Relatórios Obi.Media
Este estudo exploratório analisa de que forma museus nacionais geridos pela DGPC inovam no uso dos media, ao nível das plataformas, formatos e narrativas.
Foi feita uma análise dos websites, páginas web do Google Arts & Culture e perfis nas plataformas sociais (Twitter, Instagram, Facebook e Youtube).
Mais do que práticas de inovação, foram encontrados obstáculos à sua concretização. No caso das potencialidades narrativas oferecidas pelo Google Arts & Culture, o desenvolvimento tecnológico não é acompanhado pelo dos conteúdos.
Inovação Digital nos Museus Portugueses: Um Estudo de Plataformas, Formatos e Narrativas (Novembro de 2021)
Dora Santos Silva, Ana Marta Flores e Maria João Centeno
O estudo testa a hipótese de que a pandemia Covid-19 foi uma oportunidade para o jornalismo português inovar ao nível das narrativas visuais explicativas, empáticas e imersivas, em linha com casos de referência internacionais.
A amostra incluiu imprensa online com historial de narrativas digitais: Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público.
Os resultados mostram que as editorias apostaram nas visualizações de dados, com componente explicativa, e nos memoriais, com componente empática.
Cobertura Jornalística dos Números da Covid-19: Casos de Inovação em Portugal (2021)
Dora Santos-Silva e António Granado