Projetos de investigação

Em curso

EIJI – Estratégias de Inovação no Jornalismo de Investigação

Objetivo: este projeto pretende ultrapassar fragilidades existentes na investigação académica sobre jornalismo de investigação em Portugal numa dupla perspetiva, fundamental e aplicada, e em contexto de inovação.

Período: 2022-2023

Equipa: Pedro Coelho (coord.), Dora Santos Silva, Marisa Torres da Silva e Patrícia Caneira (doutoranda); Filipe Teles e Paulo Pena (colaboradores).

Parceiros: SIC e SetentaeQuatro.pt

(em breve)

sIIC – Saber inovar nas indústrias culturais e criativas

Objetivo: identificar competências, condições, habilidades (skills) e níveis de literacia cultural que potenciam a inovação e a criatividade sustentáveis nas ICC.

Período: 2022-2023

Equipa: Dora Santos Silva (coord.), Ana Marta Flores, António Granado, Maria João Centeno; Ana Sofia Paiva, Gabriela Fernandes e Patrícia Caneira (doutorandas).

(em breve)

Parcerias

Jornalismo de Soluções em Português

No início de 2022, a investigadora Dora Santos Silva ganhou uma das 16 LEDE fellowships atribuídas pela Solutions Journalism Network (SJN), com o projeto LOCAL, selecionado entre cerca de 250 candidaturas internacionais. LOCAL – Leveraging Portuguese-Spoken Media and Journalism Training tem como objetivo criar uma base de dados que disponibilize continuamente peças de jornalismo de soluções desenvolvidas em português e um curso de elearning sobre jornalismo de soluções, também em português. O projeto inclui também parcerias com OCS locais e a introdução do tópico em unidades curriculares.

Hábitos culturais de públicos com deficiência e S/surdos

Objetivo: identificar hábitos culturais e obstáculos à fruição cultural por parte dos públicos com deficiência e S/surdos, no âmbito da acessibilidade cultural.

Parceiro: Access Lab

Equipa: Dora Santos Silva e José Sotero

(em breve)

Experiências

Inovação e investigação: experiências em laboratório

Estudantes do mestrado em Jornalismo testam em consórcio a reportagem de investigação

Ainda a darem os primeiros passos no jornalismo, os alunos do Mestrado em Jornalismo são literalmente empurrados para os desafios da investigação e da colaboração. Ao longo de um semestre letivo, organizam-se em consórcios, onde as fragilidades de uns são compensadas pela segurança dos outros. Ao mesmo tempo que aprendem a lidar com a frustração de histórias difíceis que, tantas vezes, patinam, inspirados pelo desejo comum de chegar ao fim, encontram soluções em conjunto. Discutem, vacilam, quase desistem, mas reerguem-se e vencem.

As histórias que aqui mostramos são também histórias de superação.

Coordenação: Pedro Coelho

Todos os meses, partilhamos algumas ideias sobre inovação. Entre nesta conversa.

Subscreva a newsletter