Glossário

Se quiser contribuir para a atualização deste glossário, envie a sua proposta de conceito e definição (devidamente referenciada e creditada) para [email protected].

Tem como premissa a partilha de conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, possibilitando desta forma a ampliação do conhecimento e o impacto da ciência na sociedade. Traduz-se, por exemplo, na disponibilização em acesso aberto (gratuitamente) de dados e publicações, acelerando a democratização da ciência, o desenvolvimento de produtos, serviços e de práticas de inovação.

Saber mais aqui.

A criatividade é uma pré-condição para a inovação. A criatividade é o processo pelo qual novas ideias são geradas e produzidas, enquanto inovação é o processo pelo qual essas ideias são implementadas, segundo Charles Landry e Franco Bianchini. No contexto das indústrias criativas, só é criativo quem consegue gerar valor económico ou social com esse talento.

Expressão cunhada por Everett Rogers: “Difusão é o processo pelo qual uma inovação é comunicada por certos canais, durante um certo período de tempo, entre os membros de um sistema social” (Rogers, 2003, p. 5).

Tradução livre de “Diffusion is the process in which an innovation is communicated through certain channels over time among the members of a social system”.

ROGERS, Everett M. (2003) Diffusion of innovations. 5ed. Nova York: Free Press.

O conceito de inovação tem sofrido alterações ao longo dos últimos 30 anos, desde que começou lentamente a entrar nas agendas de todos os países, mercados  e  áreas disciplinares. A maior parte das definições ainda se sustentam na visão de Joseph Schumpeter (1934) que definiu inovações como “novas combinações”, ou seja, mudanças incrementais (pequenas) ou radicais (disruptivas) com impacto na sociedade. De acordo com diferentes contextos, inovação tem sido relacionada com o processo de criar algo novo, a atividade criativa, mudanças na sociedade, a comercialização de um novo produto ou um processo (Godin, 2012).

Definição de inovação de acordo com a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico 

“An innovation is the implementation of a new or significantly improved product (good or service), or process, a new marketing method, or a new organisational method in business practices, workplace organisation or external relations.”

Expressão criada em 2003 por Henry Chesbrough para denominar um novo modelo de inovação para as empresas. O professor da Universidade de Berkeley demonstrou que o conhecimento útil já não estava concentrado em grandes organizações, pelo que seria necessário olhar para lá das suas fronteiras e promover a colaboração entre empresas, cidadãos e instituições públicas para promover a inovação.

Ler mais em Henry Chesbrough (2003). Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press Books.

É um processo que tem em conta o impacto global da investigação e da inovação, de forma a evitar os efeitos negativos e as barreiras à disseminação. O objetivo é contribuir para que os benefícios sociais e económicos da investigação e inovação sejam totalmente concretizados.

Responsible innovation is a process that takes the wider impacts of research and innovation into account. It aims to ensure that unintended negative impacts are avoided, that barriers to dissemination, adoption and diffusion of research and innovation are reduced, and that the positive societal and economic benefits of research and innovation are fully realised. (UK Research and Innovation)

A inovação social refere-se a novas ideias ou aperfeiçoamento de existentes em prol de comunidades ou grupos específicos ou da sociedade em geral. No contexto da inovação nos media, a inovação social é muitas vezes utilizada no contexto de estratégias inovadoras para envolver os públicos.

A inovação sustentável é um processo de inovação que tem em conta as variáveis económicas, ambientais e sociais, isto é, o impacto no ambiente, na qualidade de vida da sociedade e na viabilidade económica do projeto ou instituição.

A política de inovação é a interface entre investigação, a política de desenvolvimento tecnológico e a política industrial, tendo por objetivo a criação de um quadro propício à introdução de ideias no mercado, segundo a definição da União Europeia.

Casos de inovação

Nacionais e internacionais

Instituições, iniciativas e apoios

Com projetos relacionados com inovação nos media e outras ICC

Revistas académicas

Todos os meses partilhamos algumas ideias sobre inovação. Entre nesta conversa.