Divergente arrecada prémio de inovação nos Online Journalism Awards com “Por ti, Portugal, eu juro!”

A reportagem multimédia “Por ti, Portugal, eu juro!” venceu um dos Online Journalism Awards, na categoria de excelência e inovação no storytelling visual digital em pequenas redações. Os prémios são atribuídos anualmente pela Online Journalism Association.

Esta investigação, que decorreu entre 2016 e 2021, reúne histórias de Comandos Africanos da Guiné organizadas em quatro capítulos, que, durante a Guerra Colonial, foram obrigados a combater ao lado das Forças Armadas portuguesas e depois esquecidos. O website do projeto reúne também um mural – que é ao mesmo tempo um memorial online – com os entrevistados, mas também outros militares mortos em combate ou por fuzilamento, visualizações de dados que contextualizam o utilizador e ainda a história por detrás da história.

Ainda na categoria de excelência e inovação no storytelling visual digital, foram reconhecidas mais duas reportagens: Inside the Apocalyptic Worldview of ‘Tucker Carlson Tonight’, do The New York Times (grande redação) e Mapping where the earth will become uninhabitable, do FUNKE Zentralredaktion – Interaktiv (médias redações). No total, a edição de 2022 dos Online Journalism Awards atribuiu 55 prémios.