Colaborar para persistir

Somos um grupo de jornalistas e representantes da academia que vê com esperança, e preocupação, o papel social do jornalismo. Juntámo-nos, por isso, para criar o primeiro consórcio de jornalistas de investigação em Portugal.

Tornar histórias viáveis

O jornalismo colaborativo torna viáveis histórias inalcançáveis para o jornalista solitário. Os jornalistas do consórcio não são concorrentes, não competem pelo exclusivo, e, apesar das diferenças, ou sobretudo por causa delas, colaboram.

Construir pontes

Um consórcio, em aliança com organizações internacionais de jornalistas e com a academia, pode ser uma resposta para fortalecer o jornalismo de investigação em Portugal, proporcionando pontes editoriais, estratégicas e logísticas.

Destaques

Notícias d’O Consórcio e dos seus projetos

Projetos

Em breve, partilharemos o resultado do primeiro projeto deste consórcio.

Projetos de jornalismo colaborativo

Projetos de jornalismo de investigação por natureza, orientados para o serviço público e sem fins lucrativos. Unem-nos a filosofia colaborativa e a necessidade de apostar num novo modelo de negócio.

  • Fundado em 2010, evoluiu em 2017 para a plataforma de jornalismo de investigação VSquare.

  • Rede de plataformas jornalísticas independentes dos países de Visegrado – Polónia, Hungria, República Checa e Eslováquia.

  • Plataforma não lucrativa alemã dedicada ao jornalismo de investigação local.

  • O Instituto Mediterrânico para o Jornalismo de Investigação (MIIR) foi criado em 2019, na Grécia.

Contactos

Contacte-nos através do e-mail [email protected] ou cada membro da equipa através dos contactos disponibilizados no respetivo perfil.

Parceiros