INN2023 | Chamadas para residências artísticas e de investigação
Nos tempos atuais, inovar acarreta uma dimensão cumulativa, fluida e paradoxal: os novos contextos e o ritmo a que se sucedem as mudanças não a tornam numa opção. Inovar parece ser algo mandatório, mas não existe uma fórmula única. Acima de tudo, inovar implica logo uma questão: Porquê? E a seguir outra: Como? Os primeiros estudos na área da inovação nos media refletiram a prioridade dada na indústria à inovação tecnológica (Pavlik, 2013; Posetti, 2018). No entanto, o carácter multidisciplinar e convergente da inovação nos media exige o reforço de linhas de investigação em várias dimensões – da inovação narrativa à social, da financeira à inclusiva, da responsável à sustentável – e associadas a várias temáticas, como o jornalismo, estudos do áudio e outros formatos, competências e literacia mediáticas, bem-estar e contextos laborais, ou produção mediática nas restantes indústrias criativas; em suma, é necessário explorar o conceito de inovação de um ponto de vista conceptual e performativo no setor dos media e fora dele.
A INN 2023 – I International Conference on Media Innovation, em edição bilingue, é dedicada ao tema “(Per)forming Innovation” e apresenta também uma estrutura inovadora: um makeathon para doutorandos e jovens investigadores, workshops e masterclasses, discussões teóricas, debates com profissionais, sessões híbridas, residências artísticas e ainda a primeira edição de prémios de inovação nos media.
Há chamadas para dois formatos: comunicações e propostas para residências artísticas e de investigação.
Nas propostas para residências artísticas e de investigação, incentivamos experiências artísticas físicas e virtuais que concretizem o conceito “(Per)forming innovation”, durante os três dias da conferência, capazes de envolver o público, nomeadamente:
- experiências/ protótipos/instalações com som, imagem, vídeo, texto ou outros formatos imersivos;
- trabalhos no âmbito das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media);
- trabalhos no âmbito das artes performativas;
- cruzamentos disciplinares e outras experiências artísticas adequadas ao formato da conferência.
Orientações para submissão de propostas
As propostas deverão seguir as seguintes orientações:
- ser escritas em português ou inglês;
- não ultrapassar as 500 palavras;
- incluir até 5 palavras-chave;
- incluir os nomes dos autores e uma pequena biografia e/ou portefólio;
- categorizar o projeto nas áreas artísticas nas quais se insere;
- enunciar claramente o objetivo do projeto e da residência, de que forma concretiza o conceito “(Per)forming innovation” durante a conferência (num ou em vários momentos) e, se aplicável, requisitos necessários (como espaço e equipamento).
Contacto para mais informações: [email protected]
As propostas deverão ser enviadas para o e-mail [email protected] até 20 30 de dezembro (último prazo), referindo no assunto “INN2023: Proposta para residência artística”. As propostas serão avaliadas por membros da Comissão Científica e Artística da conferência e os autores serão notificados da decisão até 3 de janeiro.
Papers completos
Os autores não são obrigados a submeter papers completos ou ensaios sobre as residências, mas poderão fazê-lo, após a conferência, para as revistas associadas ao evento: a revista Media & Jornalismo acolherá uma seleção limitada dos melhores artigos sujeitos previamente a um processo de peer review; a Revista de Comunicação e Linguagens editará um número temático dedicado à inovação nos media em contextos artísticos e culturais, a publicar em 2024, com uma seleção dos melhores artigos sujeitos a um processo de peer reeview. Ambas estão indexadas na Scopus.
Mais informações sobre normas de publicação e datas serão publicadas oportunamente.