A nossa equipa
Focada em diferentes linhas de investigação, mas sempre com um propósito: contribuir para o avanço do conhecimento científico e ter impacto efetivo no setor em que intervém.
Dora Santos Silva
Áreas de investigação: inovação criativa nos media (formatos e conteúdos) e inovação digital no setor cultural e criativo. Professora auxiliar na NOVA FCSH, onde coordena a pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o mestrado em Jornalismo. Doutorada em Media Digitais pelo programa UT Austin | Portugal CoLab, na NOVA FCSH. Investigadora do ICNOVA. Experiência profissional em jornalismo, edição de conteúdos, copywriting e consultoria editorial para instituições culturais.
Ana Marta Flores
Investigadora pós-doutoral do projeto MyGender, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), alocado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorada em jornalismo. É docente convidada na NOVA IMS Universidade NOVA de Lisboa, investigadora associada do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), investigadora do iNOVA Media Lab e do Trends and Culture Management Lab da Universidade de Lisboa e colaboradora do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo - Nephi-Jor (UFSC/Brasil).
António Granado
Área de investigação: inovação no jornalismo, comunicação de ciência e redes sociais. Professor Associado na NOVA FCSH, onde co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência. Leciona na área das Ciências da Comunicação a nível universitário desde 1996. Foi jornalista profissional durante mais de 26 anos, tendo-se especializado na área do jornalismo de ciência.
Ioli Campos
Áreas de investigação: inovação na área da literacia mediática e de combate a desafios contemporâneos como a desinformação e/ou o discurso do ódio. É professora auxiliar convidada na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa. Doutorou-se em Media Digitais através do programa da Universidade do Texas em Austin – Portugal Colab, após uma carreira de mais 15 anos no jornalismo. Enquanto investigadora interessa-se pelas áreas da literacia mediática; crianças, jovens e media; jornalismo; crise da desinformação e discurso do ódio.
Maria João Centeno
Área de investigação: inovação no setor cultural e criativo. Doutorada e mestre em Ciências da Comunicação pela NOVA FCSH (2011 e 1999, respetivamente) e licenciada em Comunicação Social pela UBI (1994). Professora coordenadora e investigadora da ESCS-IPL desde 1995. Coordenadora da secção de Ciências da Comunicação e Presidente do Conselho Pedagógico. Investigadora doutorada integrada no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNova) da NOVA FCSH. Sócia do Museu da Paisagem.
Patrícia Ascensão
Áreas de investigação: inovação no setor cultural e criativo. Doutorada em Ciências da Comunicação pela NOVA FCSH, mestre em Jornalismo, Comunicação e Cultura (IPP) e licenciada em História pela Universidade de Coimbra. Docente convidada do Instituto Politécnico de Portalegre e da NOVA FCSH.
Pedro Coelho
Áreas de investigação: jornalismo de investigação e formação académica em jornalismo. Professor Auxiliar na NOVA FCSH, grande repórter de investigação da SIC. Investigador integrado do ICNOVA. Autor de três livros e diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Autor de diversas grandes reportagens de investigação, algumas delas premiadas. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Premiado com dois prémios Gazeta.
Doutorandos
Estudantes de doutoramento integrados na equipa do ObiMedia que desenvolvem projetos de investigação relacionados com a inovação.
Ana Sofia Paiva
Linha de investigação: inovação na rádio e no áudio. Aluna de Doutoramento em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. Mestre em Jornalismo pela mesma instituição e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI). Membro do GT Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM e autora do livro “Rádio Aumentada, uma proposta de Reportagem com Som binaural e Realidade Aumentada” (2019, Labcom Books). Tem colaborado com o Gerador e é membro da Rádio Antecâmara. Tem produzido conteúdos com recurso a som binaural e passou pelas antenas da TSF e da Rádio Clube da Covilhã, como estagiária, e por dois projetos de comunicação de ciência na NOVA FCSH: FCSH +Lisboa e N+ Ciência que se Explica.
Catarina Carvalho
Área de investigação: inovação no jornalismo local e participativo. Frequenta o doutoramento em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. Foi visiting researcher do Reuters Institute for the Study of Journalism em 2020, jornalista e editora em vários órgãos de comunicação social e diretora executiva do Diário de Notícias. Fundou a Mensagem em 2021, startup de jornalismo local e colaborativo focada em Lisboa.
Diogo Queiroz de Andrade
Área de investigação: inovação tecnológica aplicada ao jornalismo. Estuda e trabalha o impacto da realidade aumentada no jornalismo, tendo criado o primeiro protótipo de jornalismo local em RA - área que investiga também no seu projeto de doutoramento em Media Digitais na NOVA FCSH.
Gabriela Ferreira Fernandes
Área de investigação: inovação no trabalho do jornalismo. Aluna de Doutoramento em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil), pós-graduada em Comunicação e Imagem pela mesma universidade e licenciada em Jornalismo também pela PUC-Rio. Experiência profissional como repórter e pivot em seis redações brasileiras, entre elas a Rede Globo de Comunicação.
Patrícia Caneira
Área de investigação: inovação nos modelos de negócio para a imprensa. Licenciada em Comunicação Social e doutoranda em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH. Passou pela revista Sábado, Onde Ir e Mood Magazine onde escreveu sobre cultura e lifestyle e atualmente integra a equipa do projeto Caring Communications, pertence ao Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM e é responsável de comunicação do projeto Data&Us.