Mensagem e Associação Passa Sabi desenvolvem projeto de jornalismo com jovens do Bairro do Rego
Aprender a contar as suas histórias e a identificar as histórias falsas contadas por outros. Este é o próximo desafio de jovens do Bairro do Rego, em Lisboa, que se vão tornar Correspondentes de Bairro, num projeto de jornalismo inovador, desenvolvido pela Mensagem de Lisboa e a Associação Passa Sabi. As sessões sobre desinformação serão coordenadas pelo jornalista Paulo Pena e as de jornalismo estarão a cargo dos jornalistas da Mensagem de Lisboa. O projeto foi apresentado no passado 13 de outubro, na sede da Passa Sabi, entre cachupa e debates.
“Queremos que estes jovens repercutam no bairro a ideia de que há um poder em contar a sua história bem contada”, diz Catarina Carvalho, diretora da Mensagem de Lisboa e uma das coordenadoras do projeto. Inspirado nas tendências de jornalismo comunitário analisadas pelo Centre for Community Journalism e com o objetivo de ouvir quem não é ouvido, o projeto “Correspondentes de Bairro” procura capacitar jovens com menos de 18 anos para o relato da realidade que os rodeia e que geralmente escapa à lente dos media. Todas as histórias serão editadas, curadas e posteriormente publicadas na Mensagem.
A iniciativa ganhou uma bolsa do Programa Cidadãos Ativ@s/EEAGrants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Fotografias de Inês Leote, cedidas pela Mensagem de Lisboa