INN2023 | Chamadas para comunicações
Nos tempos atuais, inovar acarreta uma dimensão cumulativa, fluida e paradoxal: os novos contextos e o ritmo a que se sucedem as mudanças não a tornam numa opção. Inovar parece ser algo mandatório, mas não existe uma fórmula única. Acima de tudo, inovar implica logo uma questão: Porquê? E a seguir outra: Como? Os primeiros estudos na área da inovação nos media refletiram a prioridade dada na indústria à inovação tecnológica (Pavlik, 2013; Posetti, 2018). No entanto, o carácter multidisciplinar e convergente da inovação nos media exige o reforço de linhas de investigação em várias dimensões – da inovação narrativa à social, da financeira à inclusiva, da responsável à sustentável – e associadas a várias temáticas, como o jornalismo, estudos do áudio e outros formatos, competências e literacia mediáticas, bem-estar e contextos laborais, ou produção mediática nas restantes indústrias criativas; em suma, é necessário explorar o conceito de inovação de um ponto de vista conceptual e performativo no setor dos media e fora dele.
A INN 2023 – I International Conference on Media Innovation, em edição bilingue, é dedicada ao tema “(Per)forming Innovation” e apresenta também uma estrutura inovadora: um makeathon para doutorandos e jovens investigadores, workshops e masterclasses, discussões teóricas, debates com profissionais, sessões híbridas, residências artísticas e ainda a primeira edição de prémios de inovação nos media.
Há chamadas para dois formatos: comunicações e propostas para residências artísticas e de investigação.
No formato de comunicações, incentivamos contributos que se foquem na inovação nos media e noutras indústrias criativas, em particular:
- propostas de novas metodologias associadas ao estudo da inovação nos media;
- reflexões e análises sobre os campos em estudo e enquadramento na sociedade;
- estudos empíricos que se enquadrem na inovação narrativa (conteúdos, conceitos, formatos, estruturas e géneros), digital (uso da tecnologia), social e inclusiva (com foco na acessibilidade ou inclusão), financeira e sustentável (com foco no modelo de negócio, numa perspetiva responsável);
- estudos sistematizados ou empíricos relacionados com inovação em formatos (som, imagem, vídeo, texto, realidade virtual e aumentada, etc.), produtos (noticiosos, culturais ou de lazer) e plataformas digitais (como apps, redes sociais, websites ou metaverso), especificamente no contexto jornalístico, editorial e/ou do entretenimento;
- estudos empíricos sobre o impacto da inovação nas rotinas, bem-estar, contextos e práticas dos profissionais dos media e outras indústrias criativas; relação entre inovação, modelos organizacionais e empreendedorismo;
- estudos empíricos sobre inovação em especializações ou áreas do jornalismo (como jornalismo de investigação, jornalismo cultural, jornalismo de tendências ou jornalismo de ciência);
- estudos empíricos relacionados com o impacto da inovação na participação dos públicos, nas competências e literacias mediáticas.
- estudos empíricos relacionados com inovação no uso de plataformas, formatos e narrativas em contextos fora dos media, como equipamentos e serviços culturais e criativos, expressões artísticas, saúde ou ambiente.
Orientações para submissão de propostas
A conferência será presencial (apenas as sessões principais serão híbridas), mas aceitará um número limitado de propostas de comunicações em vídeo, que estarão disponíveis durante os três dias da conferência, numa área do website.
Os resumos deverão seguir as seguintes orientações:
- ser escritos em português ou inglês;
- não ultrapassar as 500 palavras;
- incluir até 5 palavras-chave;
- incluir os nomes dos autores e co-autores e respetiva filiação apenas no e-mail e não no documento com o resumo;
- enunciar claramente os objetivos do estudo e a componente de inovação.
Caso o resumo se destine a uma comunicação em vídeo, os autores deverão referi-lo explicitamente na proposta.
Contacto para mais informações: [email protected]
As propostas deverão ser enviadas para o e-mail [email protected] até 20 30 de dezembro (prazo final), referindo no assunto “INN2023: Proposta para comunicação”. No e-mail deverão constar os autores, co-autores e título do resumo. No documento em anexo (.doc, .docx, rtf ou pdf), apenas o título, resumo, palavras-chave e tipo de comunicação (presencial ou vídeo). As propostas serão avaliadas em modo cego por membros da Comissão Científica da conferência e os autores serão notificados da decisão até 3 de janeiro.
Papers completos: revistas associadas
Os autores não são obrigados a submeter papers completos, mas poderão fazê-lo, após a conferência, para as revistas associadas ao evento: a revista Media & Jornalismo acolherá uma seleção limitada dos melhores artigos sujeitos previamente a um processo de peer review; a Revista de Comunicação e Linguagens editará um número temático dedicado à inovação nos media em contextos artísticos e culturais, a publicar em 2024, com uma seleção dos melhores artigos sujeitos a um processo de peer reeview. Ambas estão indexadas na Scopus.
Mais informações sobre normas de publicação e datas serão publicadas oportunamente.