INN 2023 – I International Conference on Media Innovation: Calls abertas até 20 de dezembro
Estão abertas até 20 de dezembro as chamadas para comunicações, residências artísticas e Prémios INN – Prémios de Inovação nos Media no âmbito da INN 2023 – I International Conference on Media Innovation, que decorre na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade NOVA de Lisboa, entre 1 e 3 de fevereiro de 2023.
Dedicada ao tema “(Per)forming Innovation”, a primeira edição desta conferência anual pretende explorar o conceito de inovação de um ponto de vista conceptual e performativo no setor dos media e também o uso inovador dos media digitais noutros contextos (como o artístico, cultural ou criativo). O programa inclui um makeathon para doutorandos e jovens investigadores, workshops e masterclasses, discussões teóricas, debates com profissionais, sessões híbridas, residências artísticas e ainda a primeira edição de prémios de inovação nos media.
No formato de comunicações são incentivados contributos que se foquem em várias dimensões da inovação nos media e noutras indústrias criativas. Nas propostas para residências artísticas são incentivadas experiências artísticas físicas e virtuais que concretizem o conceito “(Per)forming innovation”, capazes de envolver o público.
Há ainda duas revistas associadas ao evento para os autores que pretendam submeter artigos completos após a conferência: a revista Media & Jornalismo acolherá uma seleção limitada dos melhores artigos sujeitos previamente a um processo de peer review; a Revista de Comunicação e Linguagens editará um número temático dedicado à inovação nos media em contextos artísticos e culturais, a publicar em 2024, com uma seleção dos melhores artigos sujeitos a um processo de peer reeview. Ambas estão indexadas na Scopus.
Por sua vez, os Prémios INN destinam-se a reconhecer: 1) a inovação presente em trabalhos ou projetos jornalísticos disponíveis em plataformas digitais; 2) o uso inovador dos media digitais em contextos artísticos, culturais e/ou criativos; 3) o uso inovador dos media digitais para a equidade, inclusão social e acessibilidade; 4) soluções, plataformas e projetos inovadores no campo da sustentabilidade dos media e envolvimento dos seus públicos. Nesta primeira edição, serão distinguidos trabalhos, projetos e produtos em 10 categorias.
Todas as informações estão disponíveis na área da conferência, em https://obi.media/inn2023/